Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano (1936 – 2025): Conclave será convocado em três semanas
“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos sua alma ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
Francisco, o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica, esteve à frente do pontificado por 12 anos. Sua liderança foi marcada por gestos de simplicidade, reformas significativas no Vaticano e um firme compromisso com os mais necessitados
Entre suas principais acções, destaca-se a modernização da Cúria Romana, a defesa da abolição da pena de morte, a promoção de uma Igreja mais acolhedora e inclusiva e a abertura para debates sobre o papel das mulheres e da comunidade LGBTQ+ na Igreja.
Nos últimos meses, sua saúde havia se deteriorado devido a uma pneumonia bilateral. Ele passou 38 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, recebendo alta no dia 23 de Março. Apesar da recuperação parcial, continuou participando de compromissos pontuais, como a bênção “Urbi et Orbi”, concedida neste Domingo de Páscoa.
Na ocasião, Francisco apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro em cadeira de rodas, após a celebração da Missa de Páscoa, presidida pelo cardeal Angelo Comastri a seu pedido. A homilia, escrita pelo próprio pontífice, foi lida durante a cerimónia. Em sua última aparição pública, Francisco fez um apelo comovente pela paz mundial, mencionando conflitos em Gaza, Israel, Ucrânia e no Cáucaso Meridional, além de condenar o crescimento do anti-semitismo.
Com a morte do Papa, a Igreja entra oficialmente em período de sede vacante. O Vaticano informou que o conclave para a escolha do novo pontífice será realizado nas próximas três semanas
0 Comentários