diz Putin sobre risco de serem usadas armas nucleares na Ucrânia

Vladimir Putin diz, num documentário da televisão pública russa, que assinala os 25 anos desde que chegou ao poder na Rússia, que espera não ser necessário usar armas nucleares na Ucrânia. "Não tem havido necessidade de usar essas armas, e espero que não sejam necessárias", disse Putin, de acordo com a agência Reuters.  

Putin disse ainda que há quem queira que a Rússia "cometa erros", mas que o país "tem a força e os meios para levar o que foi iniciado em 2022 a uma conclusão lógica, com o resultado que a Rússia quer", avança a Reuters.

Donald Trump, perante a dificuldade em conseguir um acordo rápido entre a Ucrânia e Rússia para a paz, tem avisado que este conflito em território europeu poderá evoluir para uma terceira guerra mundial.

Vladimir Putin, que pertencia à KGB, sucedeu a Boris Ieltsin na liderança da Rússia no final de 1999, como presidente interino. Depois da vitória nas eleições presidenciais antecipadas de março de 2000, com 52,94% dos votos, tomou posse pela primeira vez, em 7 de maio de 2000.

Após uma interrupção em 2008, quando Dmitry Medvedev assumiu a presidência para um mandato de quatro anos, Putin foi empossado quatro vezes. Isso só foi possível devido a uma alteração que introduziu na Constituição, que até então só permitia dois mandatos presidenciais.

É o político que mais anos está no Kremlin desde Estaline, que governou 29 anos, de 1924 até à sua morte, em 1953.

O documentário da televisão estatal russa, intitulado "Russia, Kremlin, Putin, 25 anos", será exibido na íntegra às 21:00, hora de Moscovo (19:00 hora de Lisboa).

Postar um comentário

0 Comentários