O CEO da Total Energies, na quarta-feira, que está para breve a retoma das obras do seu projecto de gás natural liquefeito em Palma. A expectativa é que as obras sejam relançadas no meio deste ano, ou seja, entre Junho e Julho.
De acordo com a Agências especializadas em informações sobre energia estão já em curso demarches para que o projecto de exploração e liquefação de gás natural em Afungi, no distrito de Palma, seja retomado o mais tardar no meado do presente ano, ou seja, entre Junho e Julho, cita o jornal “O País”.
O projecto, que resulta de um investimento de mais de 20 mil milhões de dólares, foi interrompido devido a ataques terroristas a Palma em Abril de 2021, mas esforços para estabilizar a região foram levadas a cabo pelo Governo de Moçambique e os seus parceiros internacionais, tendo garantido que a situação esteja já controlada há alguns anos, o que oferece segurança para que haja retoma em Afungi.
A empresa tem já garantidos pelo menos 15 mil milhões de dólares para financiar o projecto, quase 5 mil milhões dos quais foram garantidos em Março, com a confirmação dada pelo Export and Import Bank dos Estados Unidos da América.
Em Janeiro, Patrick Pouyanne e Daniel Chapo reuniram-se em Maputo, onde a multinacional francesa reconfirmou o seu interesse em rapidamente retomar o seu projecto de exploração de gás natural.
O projecto da Total Energies deverá garantir, numa primeira fase, a exploração e liquefação de quase 13 milhões de toneladas métricas por ano, que facilmente poderão ser expandidas nos anos seguintes para mais de 43 milhões.
0 Comentários