
Durante a cerimónia de lançamento, a professora Elisa Mavulula salientou a necessidade urgente de enfrentar os desafios que continuam a afectar milhares de mulheres moçambicanas, em particular a violência doméstica e a desigualdade de oportunidades.
“O Clube Uni-mulheres Save é mais do que um espaço de conversa a partir da Universidade e ajuda a combater questões ligadas a violência”.
Com uma abordagem participativa e comunitária, o clube propõe-se a realizar campanhas de sensibilização, sessões formativas, debates públicos e estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil envolvidas na promoção dos direitos humanos e da igualdade de género. Pretende-se igualmente que a iniciativa funcione como ponto de apoio e orientação para vítimas de violência e outras situações de vulnerabilidade.
A participação intergeracional envolvendo antigas estudantes, actuais alunas e colaboradores da instituição visa reforçar as redes de solidariedade e assegurar a continuidade e impacto das acções propostas.
O lançamento do Clube Uni-mulheres Save representa um marco significativo no compromisso da Universidade Save com as causas sociais e com a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva. A instituição reforça, desta forma, o seu papel enquanto agente de transformação social, para além da sua missão académica.
0 Comentários