O Israel atacou na segunda-feira a prisão de Evin, no norte de Teerão, um símbolo poderoso do sistema governativo iraniano, naquilo a que Israel chamou o seu mais intenso bombardeamento da capital iraniana.
A emissora estatal iraniana IRIB divulgou um vídeo que mostra as equipas de salvamento a vasculhar os destroços da prisão de Evin, e a transportar uma pessoa numa maca.
A agência noticiosa Mizan, do sistema judicial iraniano, afirmou que estavam a ser tomadas medidas urgentes para proteger a saúde e a segurança dos reclusos.
Evin tem sido a principal prisão para detidos políticos e prisioneiros de segurança, nomeadamente desde a revolução iraniana de 1979, e o local de execuções que continuam a ser símbolos potentes para a oposição. É também o local onde se encontram detidos vários prisioneiros estrangeiros de alto nível.
As forças armadas israelitas afirmaram que Israel tinha também atacado os centros de comando da Guarda Revolucionária responsáveis pela segurança interna na região de Teerão.
0 Comentários