nepotismo ou por mérito”? Esposo da Presidente da Assembleia da República nomeado administrador de Murrupula!

A província de Nampula volta a ser manchete não pelas suas potencialidades económicas ou culturais, mas pelo que parece ser um triste padrão na governação moçambicana: o nepotismo. Num sistema que deveria primar pela meritocracia e pelo serviço público desinteressado, assistimos à consolidação de uma teia familiar que se estende perigosamente pelos corredores do poder.

O mais recente caso envolve Salvador Talapa, nomeado administrador do distrito de Murrupula. A nomeação, por si só, já levanta sobrancelhas, mas o escândalo se intensifica quando se sabe que Talapa é esposo da Presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, segunda figura mais importante na hierarquia do Estado e figura-chave na fiscalização do Executivo.

Tomando posse sob o olhar cúmplice do Secretário de Estado de Nampula, Plácido Nerino Pereira, Talapa assume a liderança de um distrito com peso histórico e simbólico: Murrupula, terra natal de Armando Guebuza, antigo presidente da República. O gesto, feito sem escrúpulos nem disfarces, parece ser um sinal claro de que os compromissos feitos durante a posse do Presidente Daniel Chapo de combate ao nepotismo, amiguismo e outros vícios que minam o Estado já começam a perder.

Postar um comentário

0 Comentários