O Dane Kondic deixa LAM “em terra e voa” para o Botsuana


O australiano Dane Kondic, anunciado recentemente como novo responsável pela gestão da empresa Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), vai abandonar o cargo mesmo sem ter apresentado algum resultado de reestruturação financeira e operacional da companhia nacional. Ao que tudo indica, Dane Kondic vai liderar a direcção da companhia aérea do Botsuana.

Segundo uma publicação da Air Botsuana (BP), Dane Kondic foi indicado na última sexta-feira (27) para dirigir o novo plano estrutural desta companhia com vista a alcançar um crescimento sustentável.

“A Air Botswana (BP) anunciou a nomeação de seu novo Conselho de Administração, composto por um grupo diversificado de profissionais com vasta experiência em aviação, finanças e administração de empresas. O Conselho é presidido pelo Dane Kondic, com Adelaide Selolwane, actuando como vice-presidente e presidente do Comitê de Risco e Auditoria – espera-se que oriente a companhia aérea em direcção ao crescimento sustentável, excelência operacional e maior valor para as partes interessadas”, destacou a companhia aérea em um comunicado.

Não se sabe ao certo o que terá precipitado de Dane Kondic da LAM, a verdade é que a companhia aérea moçambicana está numa fase de reestruturação da sua base financeira, caracterizada pelo elevado nível de endividamento, o que se sugere o fortalecimento do perfil de investimento, modernização da frota, implementação de sistemas de tecnologia de informação e revisão do modelo de gestão de recursos humanos, de forma a assegurar maior eficiência e melhoria da qualidade dos serviços.


Antes da sua passagem na LAM, Dane Kondic foi o primeiro CEO da Companhia Air Serbia, tendo passado pela EuroAtlantic. Kondic foi antes gestor de desenvolvimento de negócios na Quantas, da Austrália, no final dos anos 90, e também trabalhou na Malaysia Airlines por quase quatro anos.


Depois, actuou como director regional para o sudeste da Ásia na Sabre Airline Solutions. Antes disso, foi também vice-presidente comercial da Abacus International na Ásia, tendo passado ainda pela GTA, parte da Travelport, e pela Kuoni Travel da China.

Postar um comentário

0 Comentários